Liberdade



Os grandes sábios da história buscaram incessantemente a tal liberdade que muitos chamam de felicidade.

Há grande verdade é que a liberdade é angustiante! Você não ouviu errado, foi exatamente isso que Eu escrevi e disse.

Pare para pensar, todas as vezes que tomamos uma decisão deixamos de escolher outra, outro caminho, outro trabalho, outro momento. Quando escolhemos ir pela direita abrimos mão de possibilidades infinitas que estava no caminho a esquerda. Mas a contrapartida abrimos um caminho também de possibilidades infinitas por onde escolhemos ir. Quando decidimos dedicar o nosso curto tempo de vida a um projeto esperando que ele vingue, flua, nos de estabilidade podemos também estar deixando de viver momentos únicos com nossos filhos, pais, avós, esposa e amigos. Mas Juan Cebrian é errado planejar, se dedicar, se empenhar a um projeto para ter mais tempo e garantir o futuro? Não, não é! Mas é importante ter cautela.

Preciso ter cautela pois cada escolha implica em abrir mão de outra. Neste caso a consequência é não participar de momentos únicos da vida de pessoas que teoricamente seriam importantes para mim. Abrir mão do tempo único dos filhos por exemplo.

Tudo é uma questão de escolha. Toda escolha implica em abrir mão de algo que provavelmente te fere ou ainda vai ferir abrir mão.

Hoje por não termos as faculdades mentais e emocionais necessárias para viver uma liberdade com sabedoria, não criamos uma expertise de vida livre.

O programa nos oferece a liberdade de nossas adicções comportamentais e de substâncias.

Mas como eu falei no início, a liberdade, da possibilidades infinitas de escolhas o que implica em inúmeras possibilidades que terei que abrir mão.

A liberdade que o programa te oferece não é diferente disso!

Como sempre para se fazer escolhas precisamos avaliar qual as opções de maior valor.

O programa oferece inicialmente para os iniciantes e depois para os menos entusiasmados 12 passos para ser feliz sóbrio. Preste bem atenção que é muito claro que o elemento de maior valor no programa é (Sobriedade).

Então se (sobriedade) é algo de auto valor para você, este programa pode gerar felicidade na sua vida.

Precisamos compreender o significado da palavra SOBRIEDADE para saber se realmente ela tem valor para mim.

1) Exalta minhas qualidades!

2) É um estado de espírito que me oferece clareza diante da turbulência.

3) Me torno moderado

4) Temperança, (qualidade ou virtude de quem é moderado, comedido.)

5) Equilibrado, (estabilidade mental e emocional; autocontrole.)

Existem muitos outros pontos de valor na (sobriedade,) mas só vou deixar estes que são bem fartes no quesito valor para mim.

O 10° passo do programa me oferece algo extraordinário para quem busca essa liberdade da qual estamos falando aqui.

O que o décimo passo propõe vai de encontro com a filosofia Grega e seus sábios filósofos.


Provavelmente você já ouviu por ai ou de mim, a frase “Conhece-te a ti mesmo e conheceras os deuses e o universo.” Não se sabe com precisão quem foi exatamente o autor da frase, há suposições de que ela tenha sido proferida por Sócrates, Pitágoras, Heráclito ou até mesmo Tales de Mileto.

Esta frase é uma oração que esta escrita na entrada do templo dedicado ao deus Apolo na cidade de Delfos na Grécia. Apolo chamado de deus Sol era para os gregos, antes de cristo o deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro e o patrono da sabedoria.

Já a frase escrita no templo de Delfos e atribuída a diversos filósofos têm diversas maneiras de interpretar.

A oração convida o leitor a promover um autoconhecimento e uma investigação das suas próprias profundezas de modo a lidar melhor consigo e com o mundo ao redor.

Essa linha de pensamento está em sintonia com o que propagava Sócrates. De acordo com o filósofo, nenhum ser humano conscientemente é capaz de agir com maldade, se o faz é por puro desconhecimento de si.

A frase significa algo muito além de conhecer a si mesmo. A oração também pode querer dizer “lembra-te de quem és”, invocando a memória do passado para fixar a identidade do sujeito.

Outra interpretação possível é “reconheça o seu lugar no Cosmos” e compreenda que você é uma pequena peça de um sistema muito mais amplo que funciona com você, mas também apesar de você.

Em síntese, podemos pensar na oração tanto com um sentido unicamente individual quanto com um propósito final coletivo.


O 10° passo me propõe uma autoanalise profunda do meu dia a dia. Investigando meus pensamentos, sentimentos e comportamentos minuciosamente.

Continuamos fazendo o inventário pessoal e quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.”

Este passo me oferece um conhecimento mais profundo e refinado de mim mesmo.

Logo nos primeiros períodos após começar a prática deste passo percebo as vantagens que ele me oferece!

Esse autoconhecimento de mim mesmo abre oportunidades para escolhas com mais valor para mim. Menos arrependimentos por escolhas equivocadas devido a ignorância que antes tinha.

Neste passo errar não é motivo para parar! Encontrar as escolhas que de alguma maneira gerou prejuízo, arrependimento me da oportunidade de analisar e se propor a não voltar a cometê-las.

Ser honesto neste passo é fundamental! Sem a honestidade não há mudança concreta.

Não podemos esquecer que humildade para admitir que nada sabe e que por isso tens possibilidades infinitas de crescimento mental, emocional e físico.

Precisamos catalogar e analisar nesse diário de autoconhecimentos pontos que merecem nossa atenção.


-Fato marcante:

Sempre tem algo que se torna marcante no meu dia. Se não consigo ver algo que marca meu dia provavelmente estou em um estado de negação em relação as escolhas que fiz e no que elas me causaram.

Se Eu não causo influencia positiva de mudança no ambiente em que convivo se sugere que não vejo as reais possibilidades de mudança que existem na minha simples presença.” Juan Cebrian (2019)


-Sentimento de recaída:

O Sentimento de recaída é o sentimento que você identifica que pode te levar a um descontrole psíquico, emocional e físico.


-Sentimento do dia:

O sentimento do dia é baseado como foi seu dia em geral. Todos temos fatos em que nos causam insatisfações durante o dia, mas isso não quer dizer que o meu dia foi ruim. Se um fato negativo me faz fixar meus pensamentos de forma obsessiva, talvez esteja ai uma boa meta para o dia seguinte.


-Meta do dia:

Qual foi a meta traçada para este inventário do dia


-Meta para a manhã:

Qual a meta para o dia de amanhã?